A História da Pizza

O início A história da pizza é um tema de debate. Alguns acreditam que Marco Polo a introduziu da China na Itália no século XIV. Outros afirmam que ela existiu três séculos antes de Cristo, criada pelos fenícios. A teoria mais amplamente aceita, no entanto, data da pizza há mais tempo. Há mais de 6.000 […]

O início

A história da pizza é um tema de debate. Alguns acreditam que Marco Polo a introduziu da China na Itália no século XIV. Outros afirmam que ela existiu três séculos antes de Cristo, criada pelos fenícios. A teoria mais amplamente aceita, no entanto, data da pizza há mais tempo. Há mais de 6.000 anos, com origem entre hebreus e egípcios. Inicialmente, era uma crosta fina conhecida como ‘pão Abrahão’ ou ‘piscea’, semelhante ao pão sírio moderno. Com o tempo, os italianos evoluíram este prato adicionando farinha de trigo e queijo, e o ingrediente final essencial, os tomates, que trouxeram da América.

A primeira pizzaria

A popularização da pizza na Itália foi muito rápida, já que o prato caiu no gosto dos italianos muito rapidamente. Era comum encontrar, por exemplo, lugares que ofereciam pizza como café-da-manhã, como em padarias e barracas. Na cidade de Nápoles, foi inaugurada a primeira pizzaria, em 1830 e chamava-se Port’ Alba.

A História da Pizza

A Margherita

Em 1889, o sabor clássico da pizza foi inventado por Raffaele Espósito, um padeiro napolitano. Para homenagear o rei Umberto I, ele incorporou as cores da bandeira italiana (verde, branco e vermelho) usando mussarela, molho de tomate e manjericão como cobertura.

A combinação deu muito certo e encantou o paladar da Rainha Margherita, tanto que Espósito batizou o sabor da pizza em sua homenagem. Desde então, os entusiastas da culinária criaram dezenas de outras receitas, incluindo calabresa, peixe, frango, orégano, alho, palmito e até chocolate com sabor comum e agradável! É essa variedade que faz deste prato quase uma unanimidade no gosto das pessoas.

A pizza no Brasil

A pizza chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos, na década de 50. No início, os italianos em suas colônias consumiam exclusivamente o prato, mas ele rapidamente se integrou à culinária brasileira e agora pessoas de todo o país o consomem e apreciam.
Não há dúvida da popularidade da pizza entre os brasileiros. Desde 1985, nós celebramos o Dia da Pizza em 10 de julho. Além disso, as pizzarias costumam realizar comemorações, reuniões ou até mesmo almoços informais em família.

A História da PizzaSeja al a carte, rodízio ou somente delivery, “pedir uma pizza” é, para os brasileiros, sinônimo de saborear um dos pratos mais gostosos e conhecidos do mundo. Por isso, quem trabalha no ramo de pizzaria entende que comer uma pizza não é só saciar a fome, mas sim apreciar bons momentos. Veja as 5 pizzarias mais visitadas de Florianópolis!