Saiba Porque Sentimos Tanto Prazer em Comer

Quando nascemos, uma das principais sensações de conforto que temos acontece quando nossa mãe nos pega no colo e nos alimenta. A associação entre alimentação e aconchego se torna instantânea e, à medida em que vamos envelhecendo, voltamos a essa memória, muitas vezes, não de forma consciente. Tanto que algumas pessoas usam a comida como […]

Quando nascemos, uma das principais sensações de conforto que temos acontece quando nossa mãe nos pega no colo e nos alimenta. A associação entre alimentação e aconchego se torna instantânea e, à medida em que vamos envelhecendo, voltamos a essa memória, muitas vezes, não de forma consciente. Tanto que algumas pessoas usam a comida como uma válvula de escape para momentos estressantes, não só para sobrevivência. Porém, essa não é a única explicação para o prazer que sentimos ao comer. Vamos tentar explicar um pouco mais sobre esse assunto aqui neste artigo, então continue acompanhando a leitura e confira!

Saiba Porque Sentimos Tanto Prazer em Comer

As coisas mais gostosas!

Vocês já pararam para pensar em porque raramente nos viciamos em comer alimentos mais saudáveis e menos gordurosos? Então aqui vai a possível explicação: cientistas descobriram que alimentos que têm mais gorduras liberam uma substância chamada endocanabinoide. Substância esta semelhante a que a maconha libera no organismo ao ser consumida.

Ainda não se sabe ao certo porque acontece isso com as gorduras, mas imagina-se que seja por conta dos nossos ancestrais, já que para eles, comer alimentos ricos em gordura era uma questão de sobrevivência.

Pelo menos agora temos uma ideia de porque é tão difícil resistir àquela batata frita, àquela lasanha maravilhosa no domingo, ou aquela picanha suculenta com uma gordurinha do lado. É tudo uma questão de química, e de certa forma, de vício também. Nosso corpo está sempre em busca de prazer e quanto a alimentação não poderia ser diferente, não é mesmo?

Saiba Porque Sentimos Tanto Prazer em Comer

Entenda o que acontece no seu cérebro

Uma série de conexões e liberações químicas ocorrem no cérebro quando você se alimenta, já que o prazer em comer não se resume apenas a uma lembrança gostosa da infância. Uma das grandes responsáveis pela sensação de bem-estar e de prazer ao comer, é a liberação de serotonina.

A serotonina, um neurotransmissor, controla várias funções cerebrais, como fome, sono e humor. Quando comemos chocolate, ela aumenta, criando felicidade e calma pós-refeição.

Santo chocolate

Um dos doces mais consumidos no mundo é o chocolate e o sucesso que ele faz tem um motivo: a ação que tem no cérebro. Induz sentimentos de alívio e calma, aumentando os níveis de serotonina e liberando endorfinas no cérebro quando consumido.

As mulheres tendem a comer mais chocolate durante o período menstrual porque afeta regiões do cérebro influenciadas por alterações hormonais. Um ótimo ajudante nesse momento!

Existem outros alimentos que aumentam os níveis de serotonina no organismo, como a banana, o abacate, as nozes, o tofu, mas vamos ser sinceros, já que o assunto é prazer em comer, o chocolate ainda ganha em questão de sabor!

Saiba Porque Sentimos Tanto Prazer em Comer

Bom, agora sabemos que comer nos traz conforto por vários motivos, que tal liberar essas químicas cerebrais maravilhosas indo comer em um lugar incrível? Temos aqui 6 dicas de onde comer na Lagoa da Conceição que são incríveis!